Pirâmide Alimentar
As pirâmides alimentares são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas nas refeições de pessoas saudáveis. Representam um roteiro para uma alimentação saudável e equilibrada. O seu primeiro modelo da pirâmide Alimentar foi criado em 1991 pela
agência Regulamentadora de alimentos e medicamentos dos E.U.A (FDA). Desde então, foram lançados vários modelos da pirâmide, adaptados aos habitos e às necessidades de cada sociedade e aos avanços das pesquisas cientificas.

Começando pela base da pirâmide, encontramos os alimentos que nos dão energia, ricos em carboidratos como o arroz, batata e o pão. Estes alimentos podem ser consumidos num máximo de 8 porções diárias bem distribuídas. Logo depois, vêm os alimentos reguladores tais como frutas, verduras e legumes, podendo ser consumidos até 3 porções diárias. No meio da pirâmide temos três subdivisões que representam os alimentos construtores, ricos em cálcio, fibras e ferro, tais como peixe, carne vermelha, ovos, etc. Por último, temos os açúcares e óleos, os quais devem ser consumidos até 2 porções diárias.
Com a ajuda da pirâmide alimentar, é possível manter uma dieta saudável e equilibrada tendo como base os alimentos mais importantes e evitando os alimentos que são consumidos em excesso.
Roda dos Alimentos
É um símbolo em forma de círculo que se divide em segmentos
de diferentes tamanhos que se designam por grupos e que reúnem alimentos com
propriedades nutricionais semelhantes.
A Roda dos alimentos portuguesa foi criada em 1977 para a
campanha de educação alimentar “saber comer é saber viver”. A evolução dos
conhecimentos científicos e as diversas alterações na situação alimentar
portuguesa conduzirão há necessidade da sua reestruturação. A nova roda dos
alimentos agora apresentada mantém o seu formato original, pois este é já
facilmente identificado e associa-se ao prato vulgarmente utilizado por outro
lado, e ao contrário da pirâmide, o círculo não hierarquiza os alimentos mas atribui-lhes
igual importância.